sábado, 19 de dezembro de 2009

o Painel do IMIP

Em maio deste ano recebi de Antônio Carlos Figueira, presidente do IMIP, a encomenda de pintar um painel para a sala de defesa de tese no Hospital Pedro II. Chegamos a um consenso que o painel devia expressar o aspecto humanitário da medicina. O tema seria algo como um elogio à vida, um olhar sobre as fases da vida.
Fiz este primeiro estudo de uma jovem mãe com sua filha de cinco meses, Flora e Lis, um elogio à maternidade. Pensei que ela poderia ser a figura central unida ao tronco de uma “árvore da vida” que acolhe em sua sombra várias pessoas. Uma cena que a gente pode ver todos os dias no pátio do IMIP. Plasticamente queria desenvolver esta idéia como o retrato da minha família, que abre este blog e que, com referência a Gauguin, se chama “meu Taití é aqui”.
Aos poucos fui desenhando e pintando todas as figuras com modelos encenando várias posturas. Procurei poses e posturas que expressassem emoções de ternura e amor, algo que considero imprescindível para a cura e para o exercício da medicina também no seu mais alto nível acadêmico.

Nenhum comentário: