sábado, 26 de maio de 2012

Henrique Dias

Fui convidado para pintar o retrato de Henrique Dias, que fará parte da “Galeria dos Construtores do Brasil” na Câmara dos Deputados em Brasília. Trata-se de uma reedição, agora em pintura, de uma galeria com reproduções fotográficas de 25 heróis e heroínas do povo brasileiro existente desde 2007. Foram convidados 25 artistas do Brasil inteiro para dar uma nova iconografia a este panteão de personalidades marcantes da história brasileira. Já pensou?! Logo eu, holandês, para pintar um herói da Insurreição Pernambucana que resultou na expulsão dos holandeses em 1654! Para dizer a verdade, não tive problema nenhum com isso. Para mim é uma honra. Fui tão bem acolhido nesta terra pernambucana que me sinto mais daqui do que de lá. Aliás, sou natural do sul dos Países Baixos região de cultura católica, portanto sou mais flamengo do que holandês.
Não existe uma iconografia única e definitiva de Henrique Dias. Ele aparece com feições diferentes no retrato no Museu do Estado de Pernambuco e na gravura que normalmente ilustra os livros de história e que inclusive está na atual Galeria dos Construtores. Por isso, tomei a liberdade de pintar a minha versão. Convidei meu amigo Buda para posar, negro bonito, de meia idade, um pouco calvo. As cores da roupa procuram combinar com as tonalidades do fundo. Henrique Dias esconde com o chapéu parte do braço esquerdo dele que foi decepado em uma batalha. Para contextualizar a figura nos eventos históricos da expulsão dos holandeses, pintei como fundo um detalhe do painel da Batalha dos Guararapes feito por Francisco Brennand em 1961/62 e que se encontra na Rua das Flores no centro do Recife. Pintei a cena que mostra os holandeses fugindo em pânico e abandonando suas bandeiras. A nova "Galeria dos Construtores do Brasil" será inaugurada no dia 5 de setembro durante a Semana da Pátria na qual se comemora este ano 190 anos da Independência do Brasil.

Nenhum comentário: